quinta-feira, 2 de abril de 2009

Metodologia de Projetos

Esta unidade da apostila faz uma diferenciação entre projetos de aprendizagem e projeto de ensino, onde projeto de aprendizagem é aquele que é executado pelo aluno com a orientação do professor e o projeto de ensino é aquele que é executado pelo professor. ensina também a elaborar e executar projetos utilizando a computação.
A Metodologia trata das ações de um referente sujeito mediante relações com o meio.
O professor é um dos responsáveis, através de suas metodologias, em transformar informações em aprendizagens e conhecimentos, indo além da mera transmissão de informações.

O que é projeto? Qual a sua função?
O projeto é um planejamento de um trabalho a ser executado, é a idéia do fazer algo, tem como função elaborar estratégias para solucionar um determinado problema. Faz parte da natureza humana, planejar ações.

Tipologia dos Projetos:
1- Projeto de Intervenção: É um projeto que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema com a função de resolver ou atender as necessidades que atende.
2- Projetos de Pesquisa: Projeto que visa obter conhecimentos sobre determinado problema verificando e apurando soluções através de experimentações.
3- Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto): São projetos internos de uma sistema buscando inovar em seus produtos e atividades.
4- Projetos de Ensino: São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.
5- Projetos de Aprendizagem ou de Trabalho: São projeto realizados por alunos no âmbito escolar com a finalidade de desenvolver-se em determinados pontos de uma disciplina.


Projeto de Ensino: Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um facilitador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com a socialização dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e prováveis mudanças.

Projeto de Aprendizagem: Nos projetos de aprendizagem deixa a livre escolha do objeto a ser estudado pelos alunos, partindo da curiosidade.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.

Vantagem de se Trabalhar com Projetos:

O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.

Fundamentos da Metodologia de Projetos:

A elaboração e a prática de projetos de aprendizagem têm colaborado de forma significativa no processo de ensino aprendizagem, na relação professor e aluno na busca da tão sonhada aprendizagem significativa.
Na aproximação do objeto estudado, mais contextualizado na vida real.
Os pressupostos fundamentais na metodologia dos projetos são:
a) Número de alunos definidos para cada experiência.
b) Tempo determinado para realização do projeto.
c) Liberdade na escolha dos temas pelos alunos.
d) Sentido de finalidade do projeto para prática na vida real
e) Utilizar dos mais variados recursos disponíveis na comunidade.
f) Socialização dos resultados do projeto, divulgação na comunidade.

As atividades orientadas pela metodologia de projetos, tem como as seguintes características:
Renovar os antigos moldes educacionais, promovendo melhorias no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno.

Roteiro para Elaboração de um Projeto:

1 Definição do Tema: De forma interdisciplinar, envolvendo diretamente os alunos nessa etapa.
2 Definição dos Objetivos Gerais: Quais os resultados, para a comunidade escolar, que se almeja obter com o projeto?
3 Definição dos Objetivos Específicos: É o detalhamento dos objetivos, soluções a se buscar.
4 O projeto e a Proposta Pedagógica da Escola: O projeto deve estar de acordo com a proposta pedagógica da escola, mas sem deixar de buscar aperfeiçoá-la.
5 Justificativa: A justificativa deve responder perguntas como Por que é importante fazer o Projeto? Quem se Beneficiará? Prioridade o aluno.
6 Metodologia: São as medidas relacionadas as ações e execuções do projeto. De forma colaborativa, integrada e multidisciplinar.
7 Atividades: São as atividades principais do projeto. Algumas perguntas ajudam a definir esta etapa, como: O quê?, Com que fim? Como? Quando? Onde? Quem? Com oquê?
8 Acompanhamento, Avaliação e disseminação – Como será feita o acompanhamento do projeto: Os professores e organizadores devem definir como serão feitas o acompanhamento e avaliação das etapas do projetos, Como serão medidos os efeitos do projeto? Como será transmitido o que se aprendeu?
9 Definição do título do Projeto: Depois de todas as etapas anteriores deve-se criar um nome para o projeto que desperte o interesse pelo mesmo.

Atividade de Prática 02: Sobre Projetos

1- Em sua opinião qual a importância da utilização de projetos educacionais?
R= Os projetos educacionais são extremamente importantes no processo ensino aprendizagem,pois através deles os educadores buscam um melhor desempenho e uma maior qualidade no ensino. O projeto norteia e melhora a metodologia do professor, isso faz com que ele interaja melhor com o aluno na sala de aula.


2- Estabeleça a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem.
R= O projeto de Ensino é executado pelo professor com objetivos definidos para uma determinada disciplina e o projeto de Aprendizagem é executado pelo aluno, sob a orientação do professor.


3- Qual tipo de projeto que melhor se adequaria a sua prática pedagógica? Por quê?
R= Em minha prática pedagógica eu utilizaria os dois tipos de projetos. Porque o Projeto de Ensino serviria para direcionar o assunto em um determinado tema exigido pela minha disciplina, enquanto que o projeto de aprendizagem serviria para incentivar os meus alunos na questão do compromisso, da união e do trabalho em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário